sábado, 26 de setembro de 2009

O Retorno: 15 anos depois!






































































































Estava eu passeando com a família pela zona sul de Porto Alegre quando passamos pela Coronel Massot... Não resisti e fui visitar o Osorinho.

Como era sábado, a escola estava fechada. Bati palmas e um senhor me atendeu com a maior calma. Notei que ele morava no prédio onde era o antigo refeitório. Pedi na "maior cara dura" para entrar e visitar a escola onde estudei na minha infância e adolescência. Ele me atendeu prontamente.

O Bar do Brutus hoje é um depósito. Aquele vão entre o bar e e o refeitório virou uma garagem. Do CPM e das salas ao lado dele não restou nada. Subi a rampa e me emocionei lembrando do abacateiro, da pira do fogo simbólico, do Jambolão...

Da pira só restou uma parte da base. O abacateiro já não existia a muito tempo, pois caiu com o vendaval. Mas o Jambolão está lá, lindo e frondoso.

90% dos prédios foram derrubados. O que restou foram as salas 7 e 8, a sala que ficava atrás da casa do seu Romeu e da Dona Maria, os banheiros ao lado dela e o jardim de infância. O resto ficou só na nossa lembrança.

A pracinha está como a vi na última vez em que estive lá, há 15 anos atrás! A quadra está pintada de verde e onde era a biblioteca (consumida pelo fogo) hoje existe uma churrasqueira com mesinhas.

Grande Osorinho. Você mudou, mas as nossas lembranças não!

3 comentários:

  1. Amei a foto do que restou da pira e do jambolão.
    Aahhh...se eles falassem,quantas histórias teriam para contar...muitas confidencias e desabafos eles testemunharam.

    ResponderExcluir
  2. Estudei da 3° ao 8° ano, esses tempos tb passei por ali e nao resisti era sabado, tive que estacionar o carro e fiquei em frente ao colegio olhando e resgatando minhas lembranças, so nao pedi para entrar pq nao tinha ninguem por perto, mas fiquei muito feliz que o colegio esta de pe, com muitas mudanças.
    Ainda por cima pq morei mt anos no predio ao lado cidade de natal.

    ResponderExcluir
  3. Bah estudei no Osorinho de 83 a 89. Sofri muito bullying lá por ser tímido mas superei isso e hoje vivo bem no interior de São Paulo. Mas tive boas recordações com as fotos e o texto. Aqui de 2022

    ResponderExcluir