domingo, 15 de novembro de 2009

Olha elas ai!


Pessoal, mais uma fotinho mostrando algumas profes que fizeram história no Osorinho. São elas: Maria Helena, Maria Amélia, Tânia Mara, Marion, Natércia, Nilda e Odete!


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Vídeo - 15 Anos Depois !


Depois de 15 anos eu retornei ao Osorinho!
era 26 de setembro de 2009, um lindo sábado.
Andei pela escola e narrei tudo neste vídeo.
Assistam clicando neste link: http://www.youtube.com/watch?v=vK8oW_aZOLM

Encontrei a Tia Joana !

Pessoal, na véspera do dia das crianças, encontrei a Tia Joana na PB Kids do Barra Shopping. Sabe quando a gente bate o olho na pessoa e reconhece na hora? Pois é, a eterna professora da biblioteca está muito bem e esbanjando saúde. Lembramos rapidamente da escola e ela recordou pessoas e fatos!

Um rápido encontro, porém bastante significativo!

Abraço Tia Joana!

Coleção Vaga-Lume !


Outra boa pedida no Osorinho dos anos 80/90 era a "Coleção Vaga-Lume" também da editora Ática.

Títulos como "O Escaravelho do Diabo", "A ilha perdida", "Cem noites Tapuias" e "Éramos seis" eram os best-sellers preferidos da galera.

Vale a pena conferir!

Para Gostar de Ler !


Quem estudou no Osorinho nos anos 80/90 certamente lembra dos livros da coleção "Para gostar de ler".

Recomendados pelas professoras Bete e Odete, eram requisitos básicos para as aulas de português.

Foi através deles que descobri Drummond, Rubem Braga, Paulo Mendes Campos e Fernando Sabino!

Para quem não conhece, vale a dica: "Para gostar de ler" da Editora Ática (Nos sebos da Riachuelo eu já encontrei vários!).

domingo, 27 de setembro de 2009

Garimpada no Orkut!


Essa foto foi garimpada no orkut. Quem a postou foi o ex-aluno José Carrazzoni Júnior. Essa é a turma da primeira série do ano de 1985 da professora Rosa de Fátima.

Pelas minhas contas, eu estava no jardim e no ano seguinte (1986) eu faria parte da turma da Tia Rosa.

Reparem que a foto foi tirada aos pés do saudoso abacateiro!

Alguém se reconhece ???

sábado, 26 de setembro de 2009

Notícia da Zero Hora 24/07/2007


INCÊNDIO DESTRÓI SALAS DE COLÉGIO
Caren Cecília Baldo


Reinício das aulas, marcado para o próximo dia 30, vai depender de uma avaliação da estrutura do prédio, a cargo do Departamento de Criminalística.
Um curto-circuito é a provável causa do incêndio que consumiu as salas de TV e dos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Osório Duque Estrada, na Rua Cidade de Natal, bairro Tristeza, zona sul da Capital, ontem à tarde.
Como os 800 alunos estão em férias e as nove funcionárias que trabalhavam no prédio conseguiram deixar o local a tempo, não houve feridos.Além dos dois cômodos destruídos, outras quatro salas de aula foram danificadas pelas chamas, que começaram por volta das 14h.
- Ouvimos uns estalos lá em cima e achamos que seria na fiação. Quando fomos procurar ajuda, as labaredas já estavam tomando conta - explicou a vice-diretora Magda Pesce. Acionados, os bombeiros chegaram rapidamente e controlaram o incêndio. Na sala de TV, cujas divisórias de compensado queimaram em segundos, viraram cinzas também, além do televisor, aparelho de DVD, de som, videocassete e dois computadores - estes últimos haviam sido comprados com dinheiro de rifas e ajuda de pais de alunos, após o furto de outros dois, em arrombamento ocorrido em janeiro passado.
- Recebemos pouca verba do Estado, contamos mesmo é com a comunidade. Estávamos comemorando a cafeteira e o microondas que conseguimos para os professores, pois a maioria almoça aqui. Tudo nessa escola dá gosto de trabalhar - comentou Magda.
Sem prazo para voltar às aulas, o retorno às aulas, previsto para o dia 30, não tem prazo para ocorrer. Tudo vai depender, conforme a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Educação (SEC), da avaliação estrutural do prédio, que será feita pelo Departamento de Criminalística. Não há data prevista para divulgação do resultado. Antes disso, a Secretaria Estadual de Obras deve mandar um engenheiro ao colégio para fazer uma avaliação preliminar dos estragos.
O Estado promete se responsabilizar pelo conserto do prédio. Quanto aos equipamentos destruídos, só serão repostos se forem patrimônio do Estado. Isso, porém, antecipa a assessoria, dificilmente ocorre com material doado ou obtido com dinheiro arrecadado em rifas, por exemplo.

O Retorno: 15 anos depois!






































































































Estava eu passeando com a família pela zona sul de Porto Alegre quando passamos pela Coronel Massot... Não resisti e fui visitar o Osorinho.

Como era sábado, a escola estava fechada. Bati palmas e um senhor me atendeu com a maior calma. Notei que ele morava no prédio onde era o antigo refeitório. Pedi na "maior cara dura" para entrar e visitar a escola onde estudei na minha infância e adolescência. Ele me atendeu prontamente.

O Bar do Brutus hoje é um depósito. Aquele vão entre o bar e e o refeitório virou uma garagem. Do CPM e das salas ao lado dele não restou nada. Subi a rampa e me emocionei lembrando do abacateiro, da pira do fogo simbólico, do Jambolão...

Da pira só restou uma parte da base. O abacateiro já não existia a muito tempo, pois caiu com o vendaval. Mas o Jambolão está lá, lindo e frondoso.

90% dos prédios foram derrubados. O que restou foram as salas 7 e 8, a sala que ficava atrás da casa do seu Romeu e da Dona Maria, os banheiros ao lado dela e o jardim de infância. O resto ficou só na nossa lembrança.

A pracinha está como a vi na última vez em que estive lá, há 15 anos atrás! A quadra está pintada de verde e onde era a biblioteca (consumida pelo fogo) hoje existe uma churrasqueira com mesinhas.

Grande Osorinho. Você mudou, mas as nossas lembranças não!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Colaboração do Antônio !




Pessoal, segue duas fotos que foram repassadas pelo ex-aluno do Osorinho Antônio Pires.


Elas não estão bem nítidas, porém nos dão uma dimensão dos desfiles de 7 de setembro.


As fotos são na Av. Wenceslau Escobar e as pessoas que aparecem nas fotos são: Mascotes (Márcio e Felipe, irmãos gêmeos filhos da professora Odete), a menina é a Tatiana e no bumbo o Celso (é isso mesmo pessoal?). As porta-bandeiras são a Adelaide e a Greice!


Que momento heim? Inesquecivel...


Valeu Antônio!!!

domingo, 13 de setembro de 2009

Osorinho no Orkut!

Pessoal, existe pouca coisa na internet falando da escola. Portanto quanto maior a divulgação, maior será a procura.

Segue dois links de comunidades no Orkut:

"Tenho saudade do Osorinho": http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=37177462
"Amo as profes do Osorinho": http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=92955360

Através destes links encontrei muita gente da época...

Abraço

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Natal Luz 1997!




Esse natal Luz aconteceu na praça Souza Gomes, mais conhecida como a pracinha da Tristeza!

Foi um ano atípico, já que nunca mais fizeram tamanho evento no bairro... Que pena, pois eram muito alegres e promoviam a integração das escolas do bairro em conjunto com a comunidade...

Por que essas atividades cessaram? Ah, o mundo mudou... Naquela época
não existia sequer internet!


Fogo simbólico 1995!


Esta foto foi tirada na guarda do fogo simbólico na semana da pátria de 1995. Na imagem aparecem os seguintes alunos: Vinícius, Thiago, Gabriel, Ricardo, Luciano e a professora Susana.

Eu me lembro dessas guardas... Eu participei de algumas na antiga pira, que ficava em frente a casa do Seu Romeu e Da Dona Maria (Zeladores da escola). Era guardada também pela sombra do Jambolão (a sombra era ótima, mas a sujeira que as frutas faziam...).

Passeio ciclístico dos 30 anos da escola!




Em 1988 a Escola Estadual de 1° Grau Osório Duque Estrada completava 30 anos... prometo que pesquisarei o dia do aniver, até mesmo para escrever algo sobre o início da escola!

Estas fotos foram tiradas no passeio ciclístico comemorativo aos 30 anos do coleginho!

Alguns conhecidos aparecem nelas: Susana, Vera Borges, Tânia Mara, Tânia Monteiro, Heloísa, Bete Fonseca, Berenice, Clóvis Kappel... Muita gente boa!
Ah! Quem era o Papai Noel? Se me lembro bem, era a mãe do Fábio e da Cássia Capella Schneider!

Me corrijam se eu estiver errado.




Botando o bloco na rua - Parte II (texto de Susana Ruschel Campedelli)




Que saudade dos desfiles de 7 de setembro!!


Eles eram realizados na Avenida Wenceslau Escobar. Mais tarde passou para a Cavalhada. Sempre era dia de festa na escola. Aquela correria... Primeiro vinham os alunos com a faixa da escola. Porta bandeira, balizas na frente da banda e os pelotões. Alguns com alegorias e outros com os alunos impecavelmente uniformizados. No Osório era tradição o pelotão de professores encerrar o desfile. Lembro de ver a Vera Borges, diretora da escola, toda orgulhosa, lavada em lágrimas quase despencando do palanque aplaudindo e agradecendo aos alunos e professores.
Tempo bom...

Nas fotos podemos ver algumas célebres professoras do osorinho devidamente uniformizadas no dia 07 de Setembro de 1983 (Algumas que identifiquei: Bete Portela, Maria do Socorro, Vera Borges, Joana, Nilda, Susana, Heloisa, Tânia Mara, Tânia Monteiro... me ajudem a saber quem são as aoutras profes que aparecem nas fotos!)




sábado, 5 de setembro de 2009

Meu bebê e minha profe!


Fevereiro de 2004. Fui levar minha pequena para conhecer a Tia Odete. Essa foto foi na casa dela em Cidreira. Foi um dia muito especial pra mim; mostrar meu rebento a minha eterna mestra!

Mamães Noel "Prá lá de Bagdá"!


Essa foto eu encontrei nos arquivos da minha vó... Prestem atenção nas mamães noel: Jussara, Odete, Maria Helena, Tânia e Carmem...

Olha os óculos por cima da touquinha... Hahaha

Obs: Olha o vestígio deixado em cima da mesa! Hehehe


segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Passeio na serra!



















Minha vó me repassou umas fotos de um passeio que elas (professoras e funcionárias) fizeram à serra.

Destaque para as fotinhos das meninas de perucas... A Janila (toda séria, lembram?) aderiu as longas madeixas...

Olha eu ai na 3ª série!


Aquelas famosas lembranças escolares... Que não tem uma, né?

Recordação de Helô!




Recebi esse bilhete da minha querida Helô quando eu estava completando "17 aninhos". O ano era 1996...


Nunca esquecerei essas palavras!

Jardim A com a professora Erô!




Ôh tempinho bom esse!


Pracinha no recreio, atividades na sala de aula, no verão; banho de mangueira no pátio...


Essa foto é a mais antiga que tenho. O ano é 1985!


E como tenho uma boa memória vou listar o nome de todos:


(Da esquerda para a direita, de cima para baixo)


Roberto, Leandro, Franciele, Mauren, Veneza (filha da Tia Vera Elaine), Renata Melendo, Larissa, Daniela, Professora Erô, Rodrigo, Taís, Camile (Filha da professora Marion), Áurea, Ana Cláudia, Rodrigo Soares, Júlio César, Fernando Pretto e eu...


Como eu gostaria de vê-los novamente!

Carta de despedida!


O ano era 1991. O governo Collares "determinou" que as escolas estaduais fossem administradas por diretores nomeados.

Segue a íntegra da carta de despedida da equipe diretiva escolhida pela comunidade Osoriana. É uma obra prima escrita a seis mãos: Tânia Monteiro, Rosa de Fátima e Ângela Vieira Marques. Vale a pena ler!

sábado, 22 de agosto de 2009

O nome da Rosa!

Acredito que esse filme todo mundo assistiu...
Eu lembro de assisti-lo pela primeira vez no antigo refeitório. Era inverno e estava chovendo lá fora...

Segue a sinopse:
Estranhas mortes começam a ocorrer num mosteiro beneditino localizado na Itália durante a baixa idade média, onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca, onde poucos monges tem acesso às publicações sacras e profanas. A chegada de um monge franciscano (Sean Conery), incumbido de investigar os casos, irá mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da santa inquisição.

As palhacinhas!



Festa do dia das crianças no Clube Botafogo, ano de 1984. Quem são as palhacinhas????

Sarafina! O som da liberdade.

Quem estudou nos anos 90 no Osorinho assistiu esse filme com a Whoopi Goldberg.
Segue a sinopse:

Na África do Sul, uma extraordinária professora ensina seus jovens alunos negros a lutarem por seus direitos. Para uma aluna em especial, essas lições serão um rito de iniciação na vida adulta na forma de uma brutal tomada de consciência a respeito da realidade que a cerca. Baseado na peça de Mbongeni Ngema.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Viagem à Canasvieiras/SC


No início das oitavas séries, as professoras e os alunos começavam a agilizar a viagem de final de ano. Em 1994, a minha turma vendeu rifas, vendeu lanches, fez jantares, almoços... E conseguimos juntar uma grana esperta para a nossa viagem. Local escolhido: Canasvieiras/SC. Demos um pulo em Bombinhas também, na casa da professora Tânia.
Que viagem... Foi inesquecivel! Lembro que as profes se revezavam e ficavam sentadas em uma cadeirinha ao lado do quarto das meninas... Sim, pois tinha o das meninas e o dos meninos. Nada de juntar o povo (hehe).
Acontece que o quarto dos guris tinha uma sacada térrea, onde havia uma porta de veneziana... Então, era inevitável uma fuga pela madrugada (haha).


Vejam algumas fotos da época.








"E ai chefia, que hora é a merenda"?




Quem nunca comeu a merenda do osorinho que atire a primeira pedra!


Massa, sopa, polenta com guisado, leite com bolacha, creme de chocolate, creme de baunilha...


Nossa, eram tantas as gostosuras que até dá água na boca.


Nesta foto Algumas pessoinhas que trabalharam lá (A Cacilda, a Vó norma e a outra senhora eu não lembro...).


Tinha a Tia Nilva, mas eu acho que ela tava tirando a foto!


Na outra foto está a Tia Helô (Heloísa de Angelis) levando seus pupilos para a merenda (Ao fundo, meu primo Guilherme).

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Botando o bloco na rua! (Texto de Susana Ruschel Campedelli)





A Tia Sú resolveu escrever!!!




Que bom que as memórias não se apagam...




Segue a íntegra do texto:








"Quando iniciava o 2° semestre, começava também preparativos para o desfile de 7 de setembro. Os ensaios da banda, menina dos olhos da diretora Vera Borges, e os ensaios de marcha. Era um “evento”... Depois do recreio, todos os alunos (do jardim a 8ª série) iam para a formação na frente da escola. Nós, as professoras de Ed.física, tinha-mos a tarefa de organizar os pelotões por altura com os nossos apitos. Rigorosamente eram enfileirados do maior ao menor.
Tudo pronto... O bumbo dava os primeiros acordes e lá íamos nós: “Esquerda, direita... Esquerda, direita”... O trânsito na Cel.Massot parava para o Osorinho passar. A vizinhança ia para rua para assistir. O ensaio só terminava quando todos estavam na cadência certa, batendo com o mesmo pé e totalmente perfilados.
Isto acontecia uma vez por semana até o dia do desfile. Que tempo bom... tempo em que ainda se cultivava o patriotismo aos nossos alunos".

Ainda tem muitas histórias envolvendo essa data...








Susana.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Raridade!


Esta foto é uma raridade! Sua qualidade é ruim (foi tirada com uma câmera "Love", daquelas descartáveis!) mas mostra algumas figurinhas carimbadas dá minha época de Osorinho. Foi tirada em Gramado no início dos anos 90. Quem acompanhou a tchurminha foi a Tia Susana.

De alguns nomes eu me lembro: Roger, Aline, Marcelinho, Carlinha, Cristiane Senna (a Japonesa), Cláudia, Juliano, Daniela (filha da Prof. Noemi), Rodrigo, Diego Webber Rocha, Anderson, Fernando Pretto, Tia Sú, Ana Paula Bertoni, Marcos, Fernanda, Daniela, Lisi Kappel (filha do Mestre Clóvis Kappel)...

Será que alguém se identificou na foto???

Parque Osório!
















Lembram dos famosos passeios até o Parque Osório? Eu mesmo fui em vários...





Nesta ocasião, a minha vó Norma estava comemorando 60 anos (Em uma das fotos tem um bolinho esperto!).





Muitas professoras(res) aparecem nestas fotos: Loretta, Maria Helena, Tânia, Vó Norma, Natércia, Bete, Dartagnan, Iris, Solange...





Maravilha!